goppp

Informações e notícias sobre colaborações público-privadas

Aperfeiçoar as PPPs é vital para a AL, diz Coutinho

leave a comment »

A “chave” mais importante para enfrentar a maioria dos obstáculos ao desenvolvimento nos países da América Latina é a parceria cooperativa com o setor privado, defendeu ontem o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, em sua primeira participação pública no Fórum Econômico Mundial, em Davos, em um jantar dedicado às maneiras de garantir o crescimento e fortalecer as sociedades da região.

Cercado pelos presidentes de países centro-americanos, um ex-presidente (Felipe Calderón, do México) e três ministros da Fazenda de países andinos, Coutinho fez uma defesa enfática das parcerias público-privadas.

“É preciso garantir a confiabilidade, senso de justiça, legitimidade e previsibilidade na relação com o setor privado”, disse, em um recado para outros países do continente, no jantar com dezenas de autoridades e empresários latino-americanos. “A parceria com o setor privado é a única maneira de promovemos, juntos, um círculo virtuoso e criar incentivo para animar esse setor”, argumentou.

À saída do encontro, ainda cansado pela viagem até a isolada cidade suíça anfitriã do Fórum Econômico, onde chegou ontem e logo começou uma série de encontros com empresários e executivos do setor financeiro, Coutinho comentou ao Valor PRO que a queda recente das taxas de juros abriu espaço para maior participação de financiadores privados no esforço de melhora da infra-estrutura incentivado pelo governo.

A entrada de novos financiadores privados ainda não é sensível, mas é intenção do BNDES abrir espaço a mecanismos não-estatais de financiamento, insiste Coutinho – apresentado no encontro como presidente de um banco com uma carteira maior que as do Banco Mundial e do Banco Interamericano (BID) somadas.

Na curta intervenção durante o jantar, que terminou com uma sessão cultural sobre as origens do calendário maia, o presidente do BNDES, endossou as propostas de outras autoridades para enfrentar os problemas da região, com medidas como o controle da dívida para permitir uma política “contra-cíclica”, de aumento de gastos em caso de recessão e de economia nos momentos de crescimento.

“Um Estado eficiente significa solidez fiscal, sem endividamento excessivo, com capacidade de prover serviços públicos, educação, inclusão social, transferência de renda e realização do potencial em infra-estrutura”, listou Coutinho.

Por Sergio Leo | De Davos, Suíça

Origem: Valor Econômico
Procedência: http://www.valor.com.br/internacional/2983646/aperfeicoar-ppps-e-vital-para-al-diz-coutinho#ixzz2Iz28lrnK

Written by goppp

25/01/2013 às 08:53

Publicado em Governo, PPP, Valor Econômico

Tagged with ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: