goppp

Informações e notícias sobre colaborações público-privadas

Cteep decidirá sobre concessão no próximo mês

leave a comment »

Empresa reiterou aos acionistas que não aprovem a proposta nos termos previstos pelo governo.

A Cteep convocou para 3 de dezembro uma Assembleia Geral Extraordinária para decidir sobre a renovação antecipada da concessão elétrica que vence em 2015 e reiterou aos acionistas que não aprovem a proposta de prorrogação nos termos estabelecidos pelo governo.

Em reunião na segunda-feira, o Conselho de Administração da Cteep decidiu que o melhor para a empresa é que “não seja realizada” a renovação da concessão nos termos e condições estabelecidas pelo governo federal. Um dos fatores que levaram à decisão da Cteep de propor  os acionistas que rejeitem a renovação antecipada da concessão é o fato de a proposta do governo federal desconsiderar investimentos importantes feitos pela transmissora, segundo o  diretor presidente da Cteep, Cesar Ramirez, em teleconferência na terça-feira.

Valor para o capital

No manual de convocação divulgado na noite das última quinta-feira, a companhia  firmou que a diferença de valor para o capital acionário entre o cenário de entrega das concessões em 2015 (extinção dos contratos) ou em 30 anos (prorrogação) é de entre R$ 1,5 bilhão e  $ 2,1 bilhões, segundo estudo realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

“O método de avaliação adotado em todos os cenários foi o de fluxo de caixa descontado, aplicando-se as  esmas metodologias previstas na Medida Provisória 579/2012 para todos os cenários”, afirmou a Cteep no documento.

Para diminuir a tarifa de energia paga pelo usuário final, o governo da presidente Dilma Rousseff está propondo a antecipação da renovação de concessões elétricas que venceriam de 2015 a 2017.

Para isso, vai indenizar as concessionárias por investimentos não depreciados, e exigirá uma redução de cerca de 70% na receita obtida com esses ativos velhos. ■

Ruy Barata Neto, de Brasília | rneto@brasileconomico.com.br

Written by goppp

19/11/2012 às 10:30

Publicado em Brasil Econômico, Concessão, Empresas

Tagged with ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: