goppp

Informações e notícias sobre colaborações público-privadas

Linha para aeroporto ficará pronta só depois da Copa

leave a comment »

O investimento para a construção da linha está estimado em cerca de R$ 1,2 bilhão. A linha, denominada 13-Jade terá 11,5 quilômetros de extensão, vai transportar 120 mil passageiros por dia na primeira fase, que prevê a construção da estação do aeroporto, ampliação da Engenheiro Goulart, na Linha 12-Safira, e a construção da estação Cecap-Guarulhos.

Em entrevista ao Valor, Bandeira lembrou ainda que o governo de São Paulo mantém conversas com a concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos, que está assumindo a administração do aeroporto, para definir o melhor local da estação. “Havia um local reservado entre os terminais 1 e 2. Há documentos que comprovam isso, mas eles dizem que não sabiam do projeto e reservaram o espaço para outra finalidade”, afirma.

De acordo com Bandeira, a concessionária reservou espaço próximo ao Terminal 4, que hoje atende apenas a WebJet, e fica dois quilômetros distante dos terminais 1 e 2, que são os mais movimentados e darão acesso ao terminal 3, que está em construção. Para o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, a concessionária precisa explicar seu projeto. “Não é proposta nossa a construção da estação longe dos principais terminais. Eles é que têm de explicar”, afirma. De acordo com ele, o governo de São Paulo pediu licença da concessionária para começar os trabalhos até o fim do mês no local inicialmente previsto para a estação entre os terminais 1 e 2. “Aguardamos a resposta deles”, disse, após participar de feira sobre o setor metroferroviário.

A concessionária afirma que colabora com a CPTM para a definição do “local mais adequado” para a construção da futura estação da Linha 13-Jade. Após definição do local, a empresa prevê construir um sistema de mobilidade interna que levará os passageiros da estação aos terminais. De acordo com a empresa, há um sistema de monotrilho em estudo, previsto no plano diretor do aeroporto, com capacidade adequada à demanda projetada pela CPTM. O investimento estimado é de US$ 40 milhões, mas a previsão é que o projeto fique pronto somente em 2016.

Enquanto a CPTM e a concessionária ainda definiram o melhor local para a estação, Bandeira lembra que o projeto da CPTM deixou de prever o trem expresso, como o projeto original. O deslocamento entre o aeroporto e a Estação Engenheiro Goulart, na zona leste paulista, deve demorar cerca de 20 minutos. A previsão inicial do projeto era que esse fosse o tempo até o centro da cidade, que só deve ser alcançado na segunda fase.

O projeto de trem expresso, segundo o secretário Jurandir Fernandes, foi descartado por causa da construção do trem de alta velocidade que vai ligar Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. O trem-bala têm estações previstas no aeroporto de Guarulhos e na região central de São Paulo. O governo federal e paulista assinaram termo de cooperação para estudos conjuntos para definição dos melhores lugares para a estação. “Estudamos a articulação entre o trem-bala e os trens regionais que vão para Jundiaí, ABC e Santos, previstos pelo governo de São Paulo”, confirmou ontem o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo.

O governo de São Paulo quer que a estação fique na Água Branca, na zona oeste paulistana, onde haveria conexão com a CPTM e com a futura Linha 6-Laranja (Brasilândia-São Joaquim). “Também estudamos a possibilidade de ter mais de uma estação na cidade”, afirmou Figueiredo.

Outra linha prometida como legado da Copa, mas que não ficará pronta para o mundial de 2014 é a 17-Ouro, que vai ligar o aeroporto de Congonhas à estação Morumbi, da CPTM. “Não estamos garantindo para a Copa. Trabalhamos para que fique pronto até dezembro de 2014”, reafirmou ontem o secretário. Sem novos transportes de massa para o mundial, a ligação dos aeroportos com o centro da cidade e o estádio Itaquerão, na zona leste, será feito por linhas especiais de ônibus. “Em dias de jogos teremos 25 a 30 linhas especiais para levar os torcedores”, afirma Fernandes.

Por Guilherme Soares Dias | De São Paulo

Origem: Valor Econômico

Procedência: http://www.valor.com.br/brasil/2894484/linha-para-aeroporto-ficara-pronta-so-depois-da-copa#ixzz2BYmXAwcJ

Written by goppp

07/11/2012 às 15:47

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: