goppp

Informações e notícias sobre colaborações público-privadas

Edital do trem-bala permitirá operador menos experiente

leave a comment »

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai mexer em algumas regras do edital do trem de alta velocidade, que pretende ligar Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. Uma das principais alterações diz respeito ao tempo mínimo de experiência que o edital exige de empresas interessadas operar a linha.

Pela regra atual, exige-se comprovação de no mínimo dez anos de operação por parte do empreendedor. Segundo o presidente da Empresa de Planejamento e Pesquisa (EPL), Bernardo Figueiredo, o grupo coreano liderado pela empresa Hyundai pediu que esse prazo seja reduzido. O grupo acumula cerca de oito anos e meio de experiência, disse Figueiredo, após participação em uma audiência pública realizada ontem, no Senado.

A alteração, disse ele, será acatada. “Não é por causa de uma diferença tão pequena que eles devem ficar de fora. Os coreanos foram um dos principais interessados no projeto desde o início”, disse Figueiredo.

Especialistas que acompanham o projeto veem a mudança com preocupação. A minuta do edital do trem-bala recebeu cerca de 150 colaborações durante a etapa de audiência pública. O presidente da EPL não disse em quanto tempo será reduzido o prazo de experiência, ou se a contagem de experiência poderá levar em conta outro critério, como, por exemplo, a data de início das operações do trem.

A previsão inicial era que o edital definitivo do projeto fosse conhecido hoje. A divulgação, no entanto, só deverá ocorrer daqui a aproximadamente duas semanas, por conta do grande número de sugestões coletadas pela ANTT.

Segundo Figueiredo, os próximos dias serão usados para incluir parte das sugestões no edital. Questionado sobre a previsão de licitar o trem-bala em 2013, disse que a concorrência pública deverá ocorrer em julho, dois meses após o prazo previsto.

Durante sabatina no Senado, Figueiredo afirmou que o cronograma da concessão de rodovias e ferrovias, anunciado em agosto, não sofrerá alterações. Serão aplicados R$ 42,5 bilhões na duplicação de 5,7 mil quilômetros em sete trechos rodoviários e R$ 91 bilhões em 10 mil quilômetros em 12 trechos ferroviários.

Os editais dos lotes da BR-116 (em Minas Gerais) e da BR-040 (Brasília-Juiz de Fora) serão lançados em novembro, os leilões serão em dezembro e a assinatura do contrato será feita em janeiro. Já os editais dos outros sete lotes devem ser lançados somente em março e o leilão deve ocorrer em abril.

Por André Borges e Yvna Sousa | De Brasília

Origem: Valor Econômico

Procedência: http://www.valor.com.br/brasil/2887248/edital-do-trem-bala-permitira-operador-menos-experiente#ixzz2ArygmNPT

Written by goppp

31/10/2012 às 08:05

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: