goppp

Informações e notícias sobre colaborações público-privadas

(VE) Veolia planeja ampliar negócios com setor público

leave a comment »

A vocação da Veolia em seu país de origem, a França, está sendo mais do que nunca a prioridade do grupo no Brasil. Se no mercado francês são os contratos com o setor público que sustentam o desenvolvimento da empresa, no fronte nacional ainda são os negócios privados que determinam o faturamento. A companhia, contudo, quer mudar esse perfil, o que será uma missão para Ruddi de Souza, que assumiu a diretoria da Veolia Water Brasil em fevereiro.

No país desde 1993, ela atua na divisão de soluções e tecnologias para tratamento de água, efluentes e reuso e a Petrobras é a maior fonte de receita. Figuram ainda em seu portfólio contratos com Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Votorantim Metais, Suzano, Bahia Pulp, Cedae (companhia de águas e esgotos do Rio de Janeiro), Monsanto e ArcelorMittal.

Parceira e concorrente de empresas como Degrémont e Enfil, a Veolia quer agora alçar maior voo na esfera pública. “O saneamento precisa dar um salto de qualidade no Brasil. O setor público concentra o maior volume de oportunidades, mas ainda temos dificuldades para nos posicionarmos nele”, afirmou ao Valor o diretor da empresa.

Segundo o executivo, a Sabesp, empresa de saneamento do Estado de São Paulo, é o cliente-alvo da Veolia, que estuda participar de parcerias público-privadas (PPPs) da companhia para oferecer tecnologia. “A Veolia quer estar em todas as áreas em que a empresa precisa fazer ampliação”, afirmou.

O diretor chamou atenção para o projeto Aquapolo, da Aquapolo Ambiental, formada pela Sabesp e pela Foz do Brasil, do grupo Odebrecht, voltado para produção de água de reuso para fins industriais e destinado ao polo petroquímico do ABC paulista. São projetos como esse que interessam à Veolia, que não pretende concorrer na operação de saneamento, mas, sim, ser um provedora de tecnologia.

O Brasil ainda representa parte pouco expressiva (1%) do grupo francês, mas a expectativa é que as operações respondam por 5% dos negócios nos próximos anos. Em 2011, o faturamento na divisão foi de R$ 390,3 milhões e a meta é crescer 30% ao ano.

Apesar das dificuldades, as metas da empresa no Brasil são ambiciosas. Se hoje a parte pública responde por apenas 3% do faturamento no país, em cinco anos, essa participação pode crescer para 20%, disse Souza. O desejo, contudo, é que a fatia alcance a metade da receita nacional, o que, ainda nesse melhor cenário, seguirá abaixo do peso de 70% registrado em outros países.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determinou que estados e municípios tivessem planos específicos de gestão, é vista como uma fonte de oportunidade para a Veolia, que pretende participar de consórcios com construtoras para projetar soluções.

“A abertura para tecnologias mais modernas começa a ocorrer agora. Estamos em um momento de inflexão”, disse o diretor.

Apesar do interesse de desenvolver os negócios públicos, a parte privada ainda é decisiva para o andamento da empresa. De acordo com Souza, 2012 tem sido um bom ano e a empresa negocia a ampliação de contratos com a Petrobras, operações com mineradoras no Chile e Peru e com as empresas Fibria e Klabin, no Brasil, além de ter grande expectativa com o projeto Alpa, da Vale.

A Veolia ainda acabou de adquirir a totalidade das operações da Elga Labwater no Brasil, empresa na qual tinha participação de 20%. A Elga é uma marca global de purificadores de água para laboratório e, no país, os produtos eram comercializados pela Nova Analítica, que atua em distribuição de equipamentos e acessórios laboratoriais. Em fase de transferência da base de clientes, contratos e estoque, a operação Elga estará em funcionamento a partir de outubro.

Por Beatriz Cutait | De São Paulo

 

Origem: Valor Econômico

Procedência: http://www.valor.com.br/empresas/2849842/veolia-planeja-ampliar-negocios-com-setor-publico#ixzz28375heyd

Written by goppp

01/10/2012 às 09:25

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: