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(BE) Estatal de logística terá mais R$ 500 mi para o trem-bala

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Como aumento de capital, os investimentos no empreendimento que ligará São Paulo e Rio chegam a R$ 1,3 bi.

A Empresa de Planejamento e Logística (EPL) terá seu capital ampliado em R$ 500 milhões para contratar o projeto executivo do trem de alta velocidade (TAV) que ligará Campinas, São Paulo (capital) e o Rio de Janeiro. A nova estatal, criada por Medida Provisória (MP) a ser apreciada pelo Congresso Nacional, passa a somar investimentos de R$ 1,3 bilhão no TAV, já que também prevê aplicar R$ 800 milhões relativos ao capital necessário para compor sua participação como sócia minoritária do empreendimento.

O processo para a contratação do  projeto executivo ocorre em paralelo às audiências públicas, comandadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e realizadas para apresentação da minuta do edital de  concessão do TAV lançado pelo governo no final do mês passado.

A perspectiva é a de que todo o projeto executivo do trem, considerando a parte de infraestrutura, que terá a  construção licitada certamente só em 2014, seja contratado pela EPL ao longo do processo de escolha do operador do trem, cuja concessão será feita já no próximo ano.

Pelo cronograma, a  laboração do projeto executivo começará em outubro e deverá ser concluída no primeiro semestre de 2013.

O presidente da estatal, Bernardo Figueiredo, disse ao BRASIL ECONÔMICO que todo o processo de elaboração dos projetos é de responsabilidade da própria EPL, mas o trabalho será feito com o apoio de uma empresa estrangeira que irá supervisionar e orientar  odas as etapas de viabilização da obra. “Do nosso lado estará o concessionário (que ganhar a concessão de operação do TAV em 2013) e uma empresa integradora, gerenciadora do  projeto do TAV”, afirma.

A contratação desta empresa está sendo feita por meio da ANTT—logo não faz parte do orçamento da EPL—emcooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A companhia não participará de nenhuma fase executiva, fincando apenas com a responsabilidade de supervisão— isso significa basicamente engenheiros do exterior especializados no tema e que atuarão diretamente ao lado do governo no TAV.

Segundo a ANTT, o termo dereferência para a contratação deste serviço de consultoria ainda  está sendo elaborado.

Mão de obra estrangeira

Figueiredo afirma que a atração de mão de obra estrangeira, com qualificação técnica para atuar no projeto do TAV, ajudará na qualificação dos profissionais de engenharia do país. Ele diz que não fechará todo o projeto de construção do trem apenas com equipe de técnicos do exterior, já que no Brasil há engenheiros com possibilidade de atuar em boa parte das etapas da obra.

“Eu não preciso trazer do exterior um engenheiro capaz de fazer um pilar. Mas eu preciso trazer os atributos que um túnel para umtrem de alta velocidade deva ter. Para isso traremos profissionais com essa qualificação, explica.

Em apresentação do programa de concessões de estradas e ferrovias para representantes da indústria paulista, na semana passada, o presidente da EPL disse que a crise internacional abre uma janela de oportunidade para que o Brasil atraia engenheiros do exterior.

Trata-se de um momento especial diante da carência de mão de obra qualificada que o país enfrenta para atender as demandas de reconstrução da infraestrutura nacional. ■

Ruy Barata Neto, de Brasília | rneto@brasileconomico.com.br

Origem: Brasil Econômico

Procedência: Brasil Econômico

Written by goppp

17/09/2012 às 08:57

Publicado em Brasil Econômico

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