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(BE) Governo buscará no exterior modelos para reformas de portos e aeroportos

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A prioridade será para exemplos de boa gestão com envolvimento do Estado nas operações.

O governo irá se inspirar em modelos de gestão dos melhores portos e aeroportos do exterior para definir o programa de investimentos em parceria com a iniciativa privada que deve ser anunciado em meados de setembro. A ministra chefe da Casa Civil, Gleise Hoffmann, irá liderar uma comitiva, que embarca hoje, para percorrer durante quatro dias portos e aeroportos, da Holanda, Alemanha, Bélgica e França.

Gleisi viajará com o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC) Wagner Bittencourt, para reuniões em Frankfurt, na Alemanha e em Paris, na França. Depois disso, ela seguirá com o Ministro da Secretaria Especial de Portos (SEP), Leônidas Cristino, para agenda portuária na Holanda e na Bélgica.

“A prioridade vai ser o estudo de casos bem sucedidos de operações portuárias e aeroportuárias, principalmente no aspecto da gestão e no envolvimento do Estado nessas operações”, diz Bernardo Figueiredo, presidente Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e que integrará a comitiva.

As referências do exterior ajudarão o governo a definir os modelos a serem adotados no programa de investimentos para portos e aeroportos. No caso dos aeroportos, o principal impasse está na participação da Infraero no processo de administração dos novos terminais. Há integrantes  o governo que defendem novas concessões, com alguns ajustes, nos moldes das já realizadas para os aeroportos de Brasília, Viracopos e Guarulhos. Outros defendem um modelo de  Parceria Público-Privada (PPP) no qual a Infraero ficaria com o controle. “”O modelo que adotaremos está sendo discutido e tudo pode ser ajustado”, afirma Figueiredo.

No caso dos  ortos, também há polêmica. O governo precisa decidir se abrirá para investidores sem carga própria a possibilidade de construir e operar terminal portuário. Além disso, também decide o que fazer com contratos antigos de 98 terminais portuários que não foram ajustados a lei de porto de 1993. Desses contratos grande parte já está vencida e outra vencerá em 2013. ■ R.B.N.

Written by goppp

30/08/2012 às 11:31

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