goppp

Informações e notícias sobre colaborações público-privadas

(VE) Guarulhos espera decolagem em 2014

leave a comment »

Inaugurado em 1985, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, é a origem de voos para quase 30 países e cerca 150 cidades brasileiras. Por ali passam 30 milhões de passageiros anualmente. Nos últimos cinco anos, foram investidos quase meio bilhão de reais em obras de modernização e ampliação do aeroporto. Entre elas a inauguração do terminal 4, que elevou a capacidade do aeroporto para 31,5 milhões de passageiro por ano. Entretanto, tais valores não foram suficientes para aplacar as constantes críticas dos usuários do aeroporto.

Assinado neste mês, o novo contrato de concessão é a grande esperança dos usuários para a solução dos problemas. A concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos, que tem entre seus sócios a Invepar e a sulafricana ACSA, terá seu período de investimentos mais intenso nos primeiros oito anos, especialmente até 2014.

Ao todo, a nova concessionária prevê investir aproximadamente R$ 4,5 bilhões pelos próximos 20 anos, sendo R$ 1,5 bilhão até 2014. Entre os planos da empresa estão a construção do Terminal 3, que terá capacidade para 12 milhões de passageiros ao ano, um novo estacionamento com 10 mil vagas, novo pátio com 36 posições para aeronaves, 22 pontes de embarque, novas saídas rápidas de pista de pouso e decolagens, entre outros.

“Em 2014 inauguraremos o Terminal 3, e nossa expectativa é que, até 2022, o aeroporto tenha capacidade de receber 60 milhões de passageiros por ano”, informa a concessionária.

Para o curto prazo, a empresa planeja adotar medidas com foco em melhorias na sinalização, segurança, iluminação, banheiros, limpeza e na circulação de pessoas. A previsão é que as obras sejam iniciadas em setembro.

O cronograma de ação estabelecido no contrato de concessão prevê que a Infraero siga como responsável pela operação pelos próximos 120 dias. Nos primeiros 30 dias, o Plano de Transferência Operacional (PTO) será examinado pela Agência Nacional da Aviação Civil (Anac). Em seguida, começa a operação assistida. Por mais 90 dias a Infraero continuará responsável pela operação do aeroporto, acompanhada pela concessionária, de modo a permitir uma transição organizada da gestão.

Segundo a nova concessionária, o aeroporto será colocado no padrão dos melhores do mundo, tanto pela qualidade do projeto quanto pela eficiência operacional. “Queremos construir, no prazo mais curto possível, um novo estacionamento. Os usuários sentirão gradualmente as mudanças que vamos implementar ao longo do tempo, seguindo todas as exigências do edital. E vamos buscar antecipar ao máximo as melhorias dentro do aeroporto”, informa a assessoria da concessionária.

Pelas concessões da Invepar trafegam mais de um 1,5 milhão de usuários por dia. A ACSA traz sua experiência na operação de alguns dos aeroportos como os de Joanesburgo, na África do Sul, e Mumbai, na Índia, que foi eleito o terceiro melhor aeroporto na categoria até 35 milhões de passageiros ao ano.

Em 2010 a empresa adquiriu expertise na operação dos principais aeroportos da África do Sul durante a Copa do Mundo.

Além da experiência das empresas acionistas do consórcio, a empresa terá o apoio de consultorias como a Airport Consulting Vienna, McKinsey&Company, Accenture e Deloitte.

Caso haja novos editais, a empresa considera a participação.

Por Marcelo Pinho | Para o Valor, do Rio
Origem: Valor Econômico

Procedência: http://www.valor.com.br/brasil/2796120/guarulhos-espera-decolagem-em-2014#ixzz24CrZWPww

Written by goppp

21/08/2012 às 15:26

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: