goppp

Informações e notícias sobre colaborações público-privadas

(VE) Agência vai reduzir teto tarifário das ferrovias

leave a comment »

Após exigir das concessionárias de ferrovias a devolução dos trechos que estavam subutilizados, o governo agora pretende alterar os preços do transporte de cargas.

Valor apurou que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que fiscaliza e regula o setor, vai reduzir o teto das tarifas que podem ser cobradas pelas empresas. A redução vai variar de acordo com o produto transportado, mas, na média, o corte será de 25%. A medida entrará em vigor até o fim de setembro.

Com a decisão, o governo quer reduzir a “gordura” que existiria nas margens de lucro das concessionárias. A avaliação é que, ao pressionar o teto tarifário, as empresas serão obrigadas a investir mais em tecnologia e gestão de negócios para aumentar a produtividade, se quiserem manter a taxa de retorno que têm hoje.

“Essa redução coloca muita pressão sobre as empresas”, diz Rodrigo Vilaça, da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários. “O setor já investe pesadamente e trabalha com margens razoavelmente estreitas”, defende.

A fórmula que a ANTT usou para estabelecer o novo teto tarifário leva em conta uma combinação de fatores, entre eles os custos logísticos apresentados pelas concessionárias, a distância percorrida para fazer o transporte do produto, o plano de investimentos assumido e a capacidade de oferta do serviço. “A ideia não é reduzir o lucro de ninguém, mas pressionar por mais investimentos”, diz uma fonte familiarizada com o assunto.

Tradicionalmente mais barato que o transporte rodoviário, o frete das ferrovias disparou durante o pico da colheita da safra de grãos no Mato Grosso. Segundo Carlos Fávaro, da Aprosoja, que reúne os produtores de milho e soja do Estado, ele já é superior ao cobrado pelos caminhões para o produtor que negocia diretamente e não por meio de uma trading. A ALL, que controla a malha da Ferronorte, única via de acesso a Santos e Paranaguá, nega que isso ocorra.

Por André Borges | De Brasília

Origem: Valor Econômico

Procedência: http://www.valor.com.br/brasil/2796634/agencia-vai-reduzir-teto-tarifario-das-ferrovias#ixzz24Cc9m9kx

Written by goppp

21/08/2012 às 14:26

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: