goppp

Informações e notícias sobre colaborações público-privadas

(BE) “Não há diferença entre concessão e privatização”

leave a comment »

Lembro que o Excelentíssimo Governador comete um pequeno equívoco. Privatização e concessão estão dentro do “pacote” desestatização, ou seja, são formas de se desestatizar. PPP é concessão (concessão administrativa e patrocinada). O discurso político atrapalha no entendimento e na divulgação dos conceitos e da terminologia correta, politizando e prejudicando a prestação dos serviços públicos, sejam eles por quaisquer meios sejam prestados.

Popularizando o discurso, ele misturou aluguel com venda.

———————————————————————————————

“Louvo a presidente pela coragem de lançar esse grande pacote de privatizações”, disse Richa

Governador do Paraná, Beto Richa, diz que o PT perdeu o medo de usar a palavra privatização.

O pacote do governo para resolver os gargalos logísticos do país despertou um debate semântico e ideológico entre tucanos e petistas. Enquanto a presidente Dilma Rousseff usa a palavra “concessão”, os adversários afirmam que se trata na verdade de “privatização”.

“Não existe diferença entre concessão e privatização. O que existe é o temor de haver críticas”, disse ontem ao Brasil Econômico governador do Paraná, Beto Richa, depois de um café da manhã com empresários do Lide em São Paulo.

“O partido da presidente sempre criticou o nosso por ter feito algumas privatizações que se mostraram eficazes. Na verdade todos sabem que não passa de uma privatização”, completou o tucano.

Segundo ele, o PT perdeu o medo da palavra por necessidade. “Hoje se enxerga a urgência de investimento na infraestrutura. O poder público se mostrou ineficiente para prover todas essas necessidades.”

Durante seu discurso, Richa elogiou diversas vezes a “coragem” da presidente. “Louvo a presidente pela coragem de lançar esse grande pacote de privatizações. Lula não teve essa coragem por causa do seu partido, mas ela reconheceu essa necessidade.”

O ex-ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Luiz Fernando Furlan pondera. “Essa questão é um debate superado, mas é importante ressaltar que o estado não abre mão da propriedade. Ele simplesmente está transferindo a gestão para quem possa fazer investimento.”

Ele lembra que no governo Lula a então ministra Dilma foi a responsável pelos leilões das linhas de transmissão. “Eles foram um grande sucesso e impediram apagões futuros”.

Em relação ao pacote, o ex-ministro diz que sua esperança é que ele reduza o custo Brasil. “Há tempos espero que o governo tome medidas estruturais e sistêmicas.”

Membro da executiva nacional do PT, o deputado paranaense André Vargas não deixa as críticas do governador passar em branco.

“Privatização é o que o Beto Richa fez com as estradas do Paraná. Entregaram elas sem nenhuma contrapartida e com altas tarifas. O que Dilma está fazendo é uma Parceria Público-privada.”

Pedro Venceslau   (pvenceslau@brasileconomico.com.br)

15/08/12 11:14

Origem: Valor Econômico

Procedência: http://www.brasileconomico.ig.com.br/noticias/nprint/120845.html

Written by goppp

16/08/2012 às 08:56

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: