goppp

Informações e notícias sobre colaborações público-privadas

Governo pode mudar modelo de concessão do TAV

leave a comment »

06/07/2011

O governo federal está considerando mudar o modelo de concessão do TAV para algo como uma PPP (Parceria Público Privada). Nesse modelo, semelhante ao da Linha 4 – Amarela do Metrô de São Paulo, a obra seria custeada pelo Governo Federal , e a operação, a compra dos trens, a tecnologia, os trilhos e a sinalização ficariam a cargo da concessionária vencedora do processo. No caso do TAV, o custo das obras de infraestrutura chega a mais de 70% do projeto. A concessionária também ficaria responsável pela elaboração do estudo executivo de engenharia.

A decisão foi tomada por conta da dificuldade de negociar com as empreiteiras uma posição politicamente aceitável pelo governo. Caso o processo fosse adiante, o governo ficaria “refém” das empreiteiras, as quais poderiam mudar as condições do edital após o leilão e alterar o traçado.

A avaliação de Brasília é que o custo político de mudar o modelo é mais baixo do que ir adiante com as empreiteiras controlando o processo. A mudança do modelo e a realização do estudo executivo de engenharia significam adiar o processo do TAV em pelo menos um ano.

A entrega das propostas para o leilão do TAV está marcada para a próxima segunda-feira, dia 11 de julho, e o leilão para o dia 29 de julho.

Procedência: http://www.revistaferroviaria.com.br

Origem: http://www.revistaferroviaria.com.br/index.asp?InCdNewsletter=6184&InCdUsuario=40523&InCdMateria=13493&InCdEditoria=1

Written by goppp

06/07/2011 às 11:36

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: